domingo, 22 de fevereiro de 2009

Terugkomen

Bem, bem… Tanto tempo longe... uns comentários em posts mais antigos me fizeram lembrar que meu blog existia (além das constantes chamadas que marido me dava por conta da falta de atualizações). Mas, enfim...

Eu parei de escrever quando comecei a trabalhar e minha rotina mudou bastante. Agora eu já estou bem acostumada, mas aí quando estou em casa dá preguiça e quem me conhece sabe que eu sou deveras preguiçosa. Eu tinha planejado um post falando sobre a odisséia pra começar a trabalhar, mas um pouco da história está diferente agora que a Holanda, entre outros países, está em recessão. Então essa história fica um pouco pra depois.

Daí, resolvi fazer uma listinha de pequenas coisas que aconteceram nesse período de afastamento. A lista não está em ordem cronológica, mas em ordem do que me lembro, mesmo:

- como eu tinha falado antes, no post sobre drogas na Holanda, havia a possibilidade de aumentar a restrição a algumas drogas, por conta da morte de alguns turistas que avacalharam além da conta. Então, aconteceu: a venda e o consumo de cogumelos “mágicos” foi proibida. Eu soube por um conhecido holandês que nunca consumiu, mas quando soube da proibição, foi comprar no último dia possível, porque nunca se sabe né? Mas um amigo nosso, especialista em alucinógenos, nos disse que a proibição é só pra parte “que fica acima da terra”. Ou seja, a raiz ainda está liberada e segundo ele, tem as mesmas propriedades. Ficadica.

- em outubro, marido e eu fizemos nossa primeira viagem internacional: fomos para a Bélgica, aqui no quintal, passar um fim-de-semana. Ficamos na parte flamenga, ou seja, holandesa, mas em Bruxelas, que é bilíngue (sem trema, que horror), tivemos que nos virar no francês. Algumas fotos de lá no Picasa.

- em dezembro, vimos o Sinterklaas (São Nicolau), que aqui é mais famoso entre as crianças do que Papai Noel e chega no fim de novembro, ficando até o dia da comemoração oficial, 5 de dezembro. Tradicionalmente, os holandeses trocam presentes do dia do Sinterklaas, e não no Natal. Recentemente, eles passaram a trocar presentes no Natal também, pra sorte profunda das crianças. Prometo que conto mais sobre essa história no Natal que vem (juro!).


- no Natal, fomos a Barcelona. Aiai.. quero ir de novo... ainda não tem fotos no Picasa, trabalho danado pra escolher, sabe como é...

- o inverno foi o mais frio em mais de 10 anos. Canais congelaram e os holandeses saíram todos pra esquiar, felizes da vida. Eu vi neve pela primeira vez, e depois muitas outras vezes, mas a neve daqui é safada, molhada, mal acumula no chão. Ainda assim, alguns dias saí pro trabalho sobre chão branquinho... Matuta, andei num canal, mas não esquiei. Aí também era demais também.


- pra quem ficou fã de Marco Borsato, ele lançou disco novo, e filme homônimo. Prato cheio!

- a crise tá pegando aqui na Holanda também. Bancos foram nacionalizados, pessoas perderam emprego, e eu consegui o meu na hora certa, porque logo depois vários holandeses começaram a ligar lá se oferecendo pra trabalhar. Imagina se a odisséia tivesse sido mais longa? Parece que até a rainha andou perdendo dinheiro, fiquei com pena, talvez ela tenha que economizar no laquê...

*Agora me liguei que estou atualizando em pleno carnaval. É que tentei apagar esse evento da cabeça, sabe? De qualquer forma, se alguém ainda lê esse blog, mais tarde eu saberei...