segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Carnaval, carnaval...

Ontem fomos conhecer o carnaval holandês. Pra isso, precisamos pegar o Rio Doce-CDU, digo, o trem, e ir para o sul da Holanda, região católica. Leiden fica situada na região protestante e aqui não tem carnaval. Fomos pra ‘s-Hertogenbosch. Pra isso, tivemos que pegar dois trens: um pra Utrecht, uma das maiores cidades daqui, e de lá pra essa cidade que eu não vou tentar escrever o nome de novo. Já na estação de Utrecht, diversas pessoas fantasiadas pro carnaval.

Daí, percebemos que os holandeses no carnaval realmente se soltam mais. Parecem aquelas boyzinhas de Recife, que passam o ano inteiro se reprimindo ou fazendo c* doce pra chegar em Olinda no carnaval, soltar a franga e beijar de 30 a 40 desconhecidos diferentes.

Dá pra ver isso já no trem. Os vagões geralmente bem silenciosos estavam barulhentos, cheios de gente fantasiada tomando cerveja. Na estação, ainda mais fantasiados. Logo que saímos pra ir à Praça Central, calçadas cobertas de confetes e serpentina. Me senti bem.

Quase 100% das pessoas estavam fantasiadas. Muitas com cachecóis (a cidade é mais fria que a nossa e tinha nevado no dia anterior) e vários outros apetrechos nas cores da cidade: amarelo vermelho branco. E sapos, vários sapos, que são o símbolo do carnaval. A cidade até muda de nome no carnaval: passa a se chamar Oeteldonk.

Íamos encontrar um casal conhecido de Bruno: um recifense amigo de amigos meus e que já foi até me festa lá em casa, do qual eu não lembrava (nem ele lembrava de mim, mas lembra da festa); e uma holandesa. Quando fomos procurá-los, eu achei que devíamos seguir o fluxo e fomos parar numa rua lotada tipo Olinda, empurra-empurra, tudo me fazendo sentir em casa.

Finalmente conseguimos sair e achamos a Praça Central. Logo no comecinho da Praça, um sambão. Mesmo. As gringas tentando sambar. Quis entrar no meio, mas fomos encontrar o pessoal. Encontramos e fomos passear.

Pra beber, você tem que entrar nas festas ou nos bares. Pra fazer xixi, também. Muita burocracia. Carnaval sem cerveja, francamente... Já não basta estar frio...

Mas a festa é ótima. As pessoas ficam super animadas. Nas festas tem jovem velho criança, tudo junto. Tem várias bandas tocando nas ruas: fanfarras batucadas sambas. Tem muitas semelhanças da música que eles tocaram aqui com as batucadas brasileiras. Nas festas fechadas, músicas tradicionais holandesas. Foi a primeira vez que ouvi música holandesa aqui. No geral, eles costumam ouvir música americana, ou da modinha (leia-se hip hop), ou dos anos 80.

No fim, saí de lá feliz. Não é a mesma coisa, nem é pra ser. Meu carnaval vai ser sempre o de Pernambuco. Mas deu pra matar um pouquinho a vontade. Ano que vem vou de novo, e fantasiada.

*Mais fotos do carnaval no meu flickr (http://www.flickr.com/photos/larissardm/)

Um comentário:

next disse...

cara.. muitas "semelhanças diferentes" entre nós..
tb fomos ao "carnaval" de teresina.
tem um bloco aqui que os pernambucanos criaram - o capote da madrugada. po, me senti em casa. povo seguindo orquestra de frevo (bem ruinzina, vá.. mas é frevo, pelomenos), mó legal. pronto. esse foi o nosso carnaval em teresina.
quanto à casa nova, nós demos entrada num apto aqui. pequenino, bem básico.
mais semelhanças:
temos varanda, mas é muito quente pra se ficar lá, haha
vamo juntar Teresina com Leiden num vidro com limão e açúcar, chacoalhemos e bebemos pra ver no que dá. que acham?
abraços.