quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

De bureaucratie

Olha, eu tenho muito pouco a reclamar dos holandeses até agora. Vale ressaltar que convivo muito pouco com eles (porque a opinião pode mudar em 4 anos né?), mas praticamente todos os que precisei de algo foram bem gentis e solícitos.

Agora, a danada da bur[r]ocracia...

Vocês já sabem que Bruno e eu quase não chegamos aqui por conta da imensa demora em receber nossos vistos, culpa da burocracia coletiva e da burrice individual do Sr. Koch (mais conhecido como bacilo de Koch, ou Mr. Cock, para nós que o a-ma-mos). Mas, enfim... chegamos. Agora é só passar pelo processo de permissão de residência.

Pra vocês entenderem o processo: o visto que a gente recebe da imigração serve apenas pra entrar no país. Quando a gente chega aqui, tem que ir na prefeitura da cidade onde estamos morando pra fazer o registro. Depois, vamos até a Imigração pra comprovar que fizemos o registro e entregar outros documentos e enfim dar entrada no processo de permissão de residência. Ao fim do processo, que dura até 6 meses, eles te entregam uma identidade holandesa que, enfim, vai permitir que você more aqui por até 1 ano. A cada ano, ela deve ser renovada e a gente paga de novo a taxinha camarada de €188 (é por isso que a rainha é tão rica...). Detalhe básico: no primeiro ano em que você está com a permissão, estão incluídos os 6 meses do processo, quando na verdade você ainda NÃO a tem e não pode nem sair do país. É bem legal...

Enfim, a gente achava que já estava na fase de apenas esperar por 6 meses, afinal nossos documentos estavam todos em ordem etc.

Daí, dia desses, recebi uma carta da Imigração (IND), me pedindo um documento que comprove que eu estou registrada na prefeitura como marida de Bruno. Idiotice, pensei: nós mostramos a certidão de casamento tanto na prefeitura como no IND e, pra falar a verdade, se eles não soubessem que a gente é casado, como é que me deram o visto, no começo de tudo?

Mas, lá fomos nós na prefeitura, pedir o danado do documento. Chegando lá, descobrimos que eu não estou registrada como casada com Bruno, simplesmente porque eles precisam de autorização DO IND pra fazer isso.

Como assim? Quer dizer que o IND tá pedindo um documento que vocês só podem dar com a autorização deles?

A moça que nos atendeu, caboverdeana de nascença, mas criada aqui, que adorou falar com a gente em português (e adora as novelas brasileiras), achou muito difícil nos explicar o problema. É que o IND tem muitos departamentos... Um deles precisa reconhecer o casamento, pra mandar uma carta pra prefeitura, pra prefeitura emitir esse documento que precisamos, pra finalmente a gente mandar pro departamento que me mandou a carta.

Quanto tempo demora pra reconhecerem nosso casamento? Até 2 meses.

Quanto tempo temos pra mandar o documento solicitado? 6 semanas.

Fala sério... Daí ela ligou pra lá e eles prometeram fazer o possível pra reconhecer o casamento em até 4 semanas. Favorzão deles hein?

Agora, sério: se não é porque eu tô casada, porque caralho-de-asa o IND acha que eu estou aqui? Pra escrever um blog?


* Falando em novelas brasileiras, outro dia a secretária do dpto. De História veio pedir a Bruno informações sobre um seriado brasileiro que fez um sucesso estrondoso na Holanda: Malu Mulher, com Regina Duarte... conhece?

Marido, como gente boa que é, avisou: olha, o seriado pode ter sido bom, mas a Regina...

2 comentários:

Lílian Soares disse...

Hahahahaahh! Muito boa essa laroca!
Essa BURROcracia eh PHoda! hahah

bjos e boa sorte!

Lhéo disse...

Aê eu iria fácil fácil para Zolandas só pra escrever um blog!!!