segunda-feira, 19 de maio de 2008

Leiden

Recentemente me liguei que nunca tinha “apresentado” propriamente Leiden, cidade onde moro agora.

Leiden é uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, localizada na província da Holanda do Sul (os Países Baixos possuem 12 províncias, duas delas a Holanda do Norte e a do Sul que, por sua importância, acabaram por criar o “apelido” de Holanda para o país).

A referência mais antiga a Leiden foi feita no século IX. Em 1574, durante a guerra dos holandeses contra o domínio espanhol, a cidadela foi cercada pelos espanhóis durante 5 meses, conseguindo, depois da abertura dos diques, uma vitórica “heróica”. Como prêmio, William I de Orange ofereceu à cidade a escolha de uma universidade ou uma festa para celebrar. Os habitantes escolheram a universidade, que foi fundada em 1575, sendo a universidade mais antiga do país e a razão de eu estar aqui, afinal é onde marido veio estudar.

Eles ficaram com a universidade mas também têm a festa. Até hoje, no dia 3 de outubro, se celebra o Leiden Ontzet, festa de rua que comemora a libertação da cidade.

Ah! E Rembrandt nasceu aqui, era filho de um dono de moinho. Existe um “tour Rembrandt” pra fazer na cidade, que eu ainda não fiz, e muito me envergonho.

Bem, mas essa ladainha toda é porque eu vou mostrar a foto aérea da cidade. Mas eu vou mostrar a foto porque eu tenho uma ótima notícia.

Depois de morarmos num quarto dividindo banheiro e cozinha (mas pelo menos era no centro) e nos mudarmos pra um studio da universidade super caro, longe do centro e num prédio feioso (mas pelo menos é grande), finalmente conseguimos alugar um apartamento no centro, do lado da universidade, numa casinha lindinha, ainda que velhinha, e numa vizinhança maravilhosa. Agora nem vamos mais precisar andar de ônibus e nem temos que nos preocupar com a hora de voltar pra casa quando sairmos de noite. E como é bem mais barato do que pagamos agora, vamos poder sair mais e, principalmente, juntar mais grana pra viajar.

A rua é um bequinho bem estreito, a coisa mais fofa. Só devemos nos mudar em julho, daí eu mostro direitinho a vizinhança pra vocês.

Por enquanto, ó aí a cidade vista de cima.

Não é uma coisinha linda? A cidadela era toda fortificada, hoje em dia as muralhas não existem mais, mas o desenho dos bastiões ficou, bem como o fosso, que antigamente separava a cidade dos invasores e hoje delimita a cidade velha da nova.

E, no mapa, o quanto a gente melhorou de localização!

A casinha vai ser pequena, mas em breve vai estar pronta pra receber visitas, hein?

Nenhum comentário: