sexta-feira, 16 de maio de 2008

Menu de Cervejas - HERTOG JAN

Gente, eu tenho mostrado aqui algumas das cervejas que provei (ainda faltam tantas...), mas deixei passar sobre os tipos de cada uma dessas cervejas, e isso é muito importante, pois aqui os tipos são bem variados.
No Brasil, todas as cervejas populares (eu disse as populares) são do tipo pilsen. Eu nunca me liguei muito dessas diferenças, mas isso tem muita importância, especialmente pra tentar explicar das diferenças de sabor.
Aqui também tem muita cerveja pilsen, mas o povo tem muito gosto pelas escuras, que geralmente têm o gosto mais forte, são mais encorpadas e possuem maior teor alcoolico.
A cerveja pilsen foi criada em meados do século XIX. Até então só havia cervejas escuras e altamente fermentadas. O novo tipo, mais claro e de sabor mais leve foi criado na cidade de Pilsen, na Bohemia, que fica hoje na República Tcheca.
De agora em diante eu vou incluir essa categoria no Menu também. Acho que deve ficar mais fácil de imaginar a diferença de sabor em relação às cervejas com as quais eu estou acostumada.
Das que mostrei até agora, a Dommelsch, a Heineken e a Bavaria são pilsen. A Belle-Vue Kriek é do tipo lambic, e isso está explicado no post dela.

Isso posto, vamos ao à cerveja do dia:

Quando e onde: Holanda, desde 1911 (essa é engraçada. o fabricante dessa cerveja (que hoje é a Inbev) não coloca a data na lata, eles colocam a data de nascimento do Duque (Hertog) Jan, o homenageado pela cerva, que nasceu em 12oo e bolinha. daí eu vi e pensei: nossa, que cerveja velha. uma pesquisa na net confirmou a farsa)
Tipo: Pilsen
Teor alcóolico: 5,1%
Sabor: O sabor lembra o das cervejas escuras. Tem um amargor bem leve.
Preço: €0,77 por lata (onde faço a feira). Não é cara, mas não dá pra ser feliz um fim-de-semana inteiro com ela.

Nenhum comentário: