sexta-feira, 14 de março de 2008

Minha primeira palestra

Eu ainda tô terminando meu curso de restauro. Como trabalho final do curso, Tinoco me pediu pra fazer um artigo comparando as obras de restauro daqui com as do Brasil.
Daí eu escrevi para o professor da Universidade de Delft que conheci no Seminário Internacional em Recife, pedindo uma ajuda, tipos literatura ou legislação que me ajudem a entender mais como as coisas funcionam aqui.
Em um e-mail muito simpático (mentira, o e-mail foi curto e grosso, mas ainda bem que ele me mandou um outro mais legal depois) ele me encaminhou um cartaz de uma série de debates sobre restauro que vão rolar na TU Delft nesse mês e no ôto.
Mão na roda! Daí ontem fomos tentar ver o tal debate. Pra isso, pegar trem pra Delft, da estação pegar um ônibus pra universidade. Foi a maior correria, pois as ruas da Univ tão em obras e a parada de ônibus onde achávamos que íamos pegar o busão na volta estava desativada.
A gente não podia pegar o mesmo bus que pegamos na vinda, pura e simplesmente porque Delft é provinciana pacarai e, caros amigos, o tal ônibus deixa de passar depois que acaba o horário de aulas. Daí corremos, corremos e não achamos a parada pra volta. Resolvemos deixar pro fim da palestra mesmo. O que é um peido...
Aí chegamos na sala onde o evento estava marcado. Entramos, tranqüilo...
Daí fala marido: o slide está em holandês. Não era pra ser em inglês?
Eu: putz, não é possível. O cartaz tava em inglês e po, Paul sabe que eu não falo holandês, que puta sacanagem!
Daí o mediador do debate começa a falar. Num inglês lindo, chega dava gosto. Mas foi só pra eu me aliviar e ele dizer: os debatedores escolheram apresentar em holandês...
Tinha muitos outros estudantes internacionais lá e só se ouviu um "aaaaaaah" de decepção.
Daí eu e marido nos retiramos, porque eu posso até estar féra-nenêm e ter traduzido um textinho pra vocês, mas palestra em holandês num rola néam?
E a droga era pra ser em inglês, que é a língua oficial do mestrado lá. Depois que saímos, duas outras pessoas caíram fora também.
Corremos e conseguimos pegar o último ônibus provinciano de volta pra estação.
Saldo: zero primeira palestra, €20 jogados no lixo.
Mas como pupila de Pollyanna eu sou, ainda vi um lado bom... Pelo menos eu vi a biblioteca do Mecanoo, linda linda. Gata mesmo, pessoal.
Só que com a correria, nem foto tirei. Da próxima vez eu tiro.
Sim, porque vou tentar de novo. Torçam aí pros próximos saberem falar inglês!

2 comentários:

Lílian Soares disse...

Sacanagem essa da palestra. Ainda bem que tinha um super linda biblio.

beijos amore mio. Muitas saudades.

[adryana.rozendo] disse...

putz.. mas eu tenho certeza q soh falaram merda e q o povo q ficou lá dormiram ... e pior.. naum tiveram como voltar de ônibus...
quanto a biblioteca.. caralhooooooo.. q inveja :/
.. com certeza valeu... ai ai ai
beijão pa tu
[voltei a ficar online]