quarta-feira, 28 de maio de 2008

O mercado imobiliário

No outro post eu falei que finalmente conseguimos alugar um bom apartamento (ninguém me felicitou, mas tudo bem, eu nem sou drama queen...). O que eu não falei foi da dificuldade que é conseguir um apartamento aqui em Leiden, especialmente no centro.

A história é a seguinte: a demanda por quartos ou apartamentos tipo studio aqui é imensa, por conta do excesso de estudantes que vêm (tanto do estrangeiro quanto daqui mesmo) estudar na Universidade de Leiden.

Aí que em canto nenhum do mundo proprietário de imóvel e corretor imobiliário é besta, mas aqui... Vale lembrar que a “história” que eu vou contar se aplica só pra apartamentos de estudantes e em Leiden. O mercado para casas maiores, casais com filhos e tal é outra coisa e nem as imobiliárias são as mesmas. Se já é difícil pra um estudante, imagina pra uma família que quer uma casa grande num país com falta de espaço...

A coisa começa assim: a média de preço para aluguel no centro de Leiden é €650,00. Isso para lugares de 20 a 30 m2 e para uma pessoa só. Em geral esses preços incluem as taxas de luz, água e gás, mas também tem muitos que não incluem e a pessoa tem que se ligar nisso.

As imobiliárias têm um estoque de apartamentos disponíveis pra aluguel, geralmente listados na internet. Daí se você gostar de um, achar que cabe, achar que pode pagar o preço abusivo, você vai ter que pagar uma taxa pra se cadastrar na imobiliária e poder visitar e saber os detalhes do lugar. Você não faz visita nem pega o contato do proprietário sem pagar por isso (existem uma ou outra que não cobram, mas são a excessão que confirma a regra). E o cadastro só vale por um ano.

Só que não é só isso. A maioria dos proprietários coloca uma série de restrições pra você alugar. Tipo, eles falam se pode homem ou mulher, se é pra trabalhador ou estudante, qual a idade máxima ou mínima, se pode ter animal, se pode fumar, se pode 1 ou 2 pessoas. Quase tudo é pra 1 pessoa, se for casado tem que pagar mais. É tarefa de Hércules conseguir um apê pra 2 pessoas em Leiden por um preço de até 650 euros.

E A GENTE CONSEGUIU!

Além de tudo isso, o óbvio: eles avaliam o quanto você recebe mensalmente pra saber se você pode pagar o aluguel. Isso é a única coisa que, na minha opinião, eles devem fazer mesmo. Especialmente porque aqui existem leis que protegem o inquilino e, depois que ele passar 3 meses vivendo no lugar, se ele deixar de pagar, o senhorio não pode simplesmente despejar, fica super complicado.

E a galera é “inzigente” meeeesmo. Até porque eles sabem que se você estilar, sempre vai ter alguém que queira. Sempre que você liga atrás de um, um chinês já foi atrás. Sempre vai ter um chinês no caminho. E os orientais são acostumados com altos níveis de exigências né?

Depois que você conseguir atender a toooooodos os requisitos, vem a parte do pagamento. Você tem que fazer um depósito de 2 a 3 vezes o valor do aluguel (que é uma garantia de que o apê vai ser devolvido inteiro. Se for, o dinheiro volta), pagar a taxa de administração da corretora (o aluguel + 19%), o primeiro aluguel e, algumas vezes, a taxa da prefeitura, de 200 euros. Fazendo o cálculo com 650, uma pessoa precisaria desembolsar em torno de 3000 euros de cara pra alugar um apartamento. E ainda tem que mobiliar. Claro, porque apês mobiliados são ainda mais caros, não importando o fato de que a mobília já vem toda lascada e que você pode comprar tudo na IKEA bem baratinho que num instante se paga.

Depois disso, dá pra alguém mandar uma felicitação por termos conseguido um bom apê???? Rum!!!

6 comentários:

Lílian Soares disse...

Caramba menina! To passada com as dificuldades! Deixa soh eu perguntar uma coisa... Vc teve e pgar 3000 euros de lambuja assim???!!! Puta merda! PARABENS! SANGUE DE CRISTO DE "PUDER"!!!! ALELUIA IRMA!!! Soh com muita fe pra conseguir ape aih!

Parabens amoreco!

next disse...

hahahahahah
cara.. parabéns!
mas, sinto desapontála.
Teresina é MUITO pior..
os corretores são tão bestas quanto, mas com a diferença de que você, mesmo sendo extorquido, não tem opções. simplesmente. outra: ele exigem fiadores (dois) com imóveis quitados, em teresina. E nem tente pagar caução (como aí) eles não aceitam. Ah, o corretor não vai com você, só dá a chave. e mais muitas outras coisas irritantes... desistimos de alugar e compramos um (tamo comprando), mas com quase tanta dificuldade...
passamos 3 meses pra conseguir visitar UMA casa.
eu te entendo garota..
parabéns de novo!

Unknown disse...

Caramba!
depois de tudo isso PARABÉNS!!
putz n sabia q era tão dificil alugar um apto por ae!
espero q tenha valido a pena tanta trabalheira pro novo lar!! rsrsrssrs
Xeru =)

Reninhavio disse...

Menina! que dificuldade! Parabéns viu?! depois de uma maratona dessa vc merece mais ainda!!!! que seu novo "Lar" seja bem feliz! hehehehe

ah! e eu adoro teu blog...sou blogueira total! =P

xêro grande

Anônimo disse...

P A R A B E N S !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Lariss,

tempos sem ler teu blog, encontrei várias novidades agora... juntar comentários num post só vale?! :P

1: Parabéns pelo apê novo!!! \o//
Um sufoco desses deve ser comemorado mesmo! Depois coloca a foto dele pra nóis vê

2. Concordo com teu amigo lá do post sobre as bixcretas... topar ir pra lá e pra cá pedalando embaixo desse nosso sol aqui não dá mesmo

3. Eu queeerooo waffle! O meu pode ser com essa tua calda mesmo, ou com chantilly ou sorvete de creme... fica booommm :)

beijo grande!