quinta-feira, 17 de abril de 2008

Menu de Brebotos - TURKSE PIZZA

Dos mesmos produtores do Shoarma, outro prato predileto: a Turkse Pizza. Como bem dá pra entender, Pizza Turca.
O breboto consiste de uma massa redonda fininha e crocante, de uns 40cm de diâmetro. Sobre a massa, carne que eu suponho ser de carneiro, bem moidinha. Daí eles pegam essa base, assam no forno e depois colocam salada e molho, que variam de acordo com o lugar onde você come. Tem lugares que fazem um "selfselve" e você escolhe o que quer. Onde comemos, na padaria do house árabe, o recheio geralmente tem alface, pepino, repolho e mais alguns matos e o molho é à base de alho e iogurte.
Depois de feito o recheio, a pizza é enrolada e coberta com papel alumínio. Fica então super prático, já que você pode pegar e sair comendo mesmo que esteja na maior pressa.
Quando cheguei aqui, via muitos holandeses na rua com esse cilindro prateado (eita, pegou mal) e me perguntava o que era.
E não é à toa que tanta gente come. Além de ser prática, é super de-lí-cia e leve, especialmente se comparada com o "primo" shoarma.
A turkse pizza não é vendida só em estabelecimentos de turcos. Os gregos também têm suas versões de shoarma e pizza, muito provavelmente causadas pelo período de domínio Turco Otomano no país.
Também os estabelecimentos holandeses vendem a pizza. Só que nos holandeses, você pode mudar o molho pra comer com maionese e até catchup. Por isso prefiro ir nos turcos mesmo, é muito mais gostoso lá.
Além do que, poxavida, comer ouvindo house árabe... onde mais?

2 comentários:

Anônimo disse...

se a padaria onde vocês comem for ali perto do parque 13 de maio, além de se chamar 'Bar Central' [nome de fantasia, claro], a pizza turca se chama "Falafel"...

o engraçado é que o Central é uma 'padaria' de judeus...

=]

Larissa disse...

eles fazem umas coisas que chamam de falafel também, tipo umas esfihas e tal...