segunda-feira, 21 de abril de 2008

Tamanho é documento?

Ontem fomos ao aniversário de uma amiga em Gorinchem, uma cidade pequena e super graciosa localizada mais ao centro da Holanda. Pra situar, Leiden fica no Leste, bem pouco afastada da costa.
Levamos quase 1h30 pra chegar lá de trem, tempo danado levando em consideração que a maior parte das vezes viajamos menos de 1h.
No caminho, paisagens mais diferentes, mais rurais.
Aí marido e eu ficamos discutindo o tamanho da Holanda, comparado ao do Brasil.
1h30 era o tempo que eu levava facinho no Rio Doce-CDU pra chegar na faculdade logo cedo. Ou, também facinho, o tempo que eu esperava pelo Ceasa-Casa Amarela na saída do CAC.
Aqui, minhas relações com tempo e distância têm mudado bastante (também minhas percepções em relação à área construída e ao tamanho dos ambientes que você precisa pra viver).
Eu sempre comparava a Holanda com Sergipe, daí resolvi checar:
Sergipe: 21910 km2
Holanda: 41526
km2
A Holanda é quase o dobro de Sergipe. O tamanho dela, na verdade, é um pouco maior que o da nossa Ilha de Marajó (40100 km2).
Grandona nénão?
O legal é que todas as cidades em que fomos são diferentes umas das outras. Cada uma tem sua graça e seu diferencial (apesar de nas fotos as casas parecerem todas iguais, digo logo).
Mas o mais legal meeeeesmo é que num instante dá pra conhecer esse país tãããão grande quase todinho.

*Fotos de Gorinchem no Flickr.

Um comentário:

Lílian Soares disse...

Que graca! Queria eu estar "nasuropa" viajando viajando... O Delicia! :)