sexta-feira, 25 de abril de 2008

Transporte público

Eu estou lendo atualmente um livro bastante interessante, chamado “How to survive Holland – Dealing with the Dutch before they deal with you”, de Martijn de Rooi, indicado (e emprestado) por Daniel e Mila.

O livro é tipo um “manual de sobrevivência” para o estrangeiro na Holanda, falando dos lugares, usos, costumes e tirando muita onda. Foi escrito por um holandês, o que é bem melhor, já que é sempre preferível que seja um deles a tirar onda né? Ele apresenta vários dados que corroboram o que eu já estava achando, e tantos outros que eu nem imaginava.

Por exemplo: ele fala que os holandeses reclamam muito do sistema de transporte público daqui.

Coméquié, féra?

Sério, o povo do primeiro mundo tá ficando mimado demais. Uma voltinha de Rio Doce-CDU na hora do rush e esse povo aprende a não reclamar de barriga cheia.

O sistema daqui, pra mim, é simplesmente praticamente perfeito.

Quer pegar um ônibus pra ir na casa dos amigos? Marcou pra que horas? Nove horas? Beleza. Vai no site da empresa de ônibus e coloca o ônibus que você quer pegar. Ele vai te dizer exatamente a hora em que ele vai passar na tua parada e a hora em que ele chega na parada do teu amigo. E a coisa é precisa meeeeesmo. Comigo, geralmente se o ônibus não chega na hora marcada, é meu relógio que não tá na hora certa. E isso não é complexo de terceiro-mundista não, digo logo. Porque eu já sei que meu relógio é 4min atrasado em relação ao do ônibus e nunca falha. Por que eu não acerto meu relógio? Porque eu não quero ceder, oras.

Tanto é preciso, que muuuuitas vezes quando o ônibus anda mais rápido, acaba ficando parado na parada (cacofonia dos diabos) esperando dar a hora de sair dela. Pois é, filhos. Se o ônibus chegar mais cedo do que devia na parada, ele fica lá esperando dar a hora de sair. Vai que ele passa mais cedo e alguém perde o ônibus por ser pontual? Eu mesma não me acostumo e sempre tento chegar na parada 5min antes, porque como boa brasileira que sou, já perdi várias vezes a hora.

Isso não é só com ônibus não. Com trem e bonde é a mesmíssima coisa. Bonde não tem em toda cidade, aqui em Leiden não tem, então vou passar essa.

Para os trens, você acessa o site também. Diz de qual estação você sai e para qual estação você vai e que horas você quer sair/chegar. Ele especifica tudo direitinho: a hora em que o trem sai, qual o trem, a plataforma, o tipo de trem – se é sneltrein (trem rápido), stoptrein (pinga-pinga), intercity (dá pra entender) – e a hora em que ele chega, em que plataforma chega e tals. Além, claro, de dizer o valor da viagem.

Ah, vocês podem pensar: e se eu não sei qual o ônibus que tenho que pegar e em qual parada desço? Ah, eu respondo: você acessa o site 9292 e diz de que rua você sai e em que rua você quer chegar (pra a mesma cidade ou pra cidades diferentes). Aí ele te explica assim: você caminha 1min até a sua parada, pega o ônibus tal que passa de x horas, desce em tal parada, caminha 5min e chega em seu destino. E se for em cidade diferente, ele diz também qual o trem e blablabla. Tudo com os devidos valores de passagens.

E assim, você se programa perfeitamente. Rola atraso de vez em quando? Rola. O livro diz que a taxa de atraso dos trens é de 15%. Dá pra morrer? Falando em morte, às vezes essa é a causa do atraso. Tipo, de vez em quando alguém se joga nos trilhos e o lugar fica interditado.

Claro que quem não tem internet se resolve também. As mesmas informações dos sites também estão disponíveis em placas em todas as paradas de ônibus e nas estações. O serviço 9292 também é disponível por telefone.

Estudante entra de graça. Velhinhos também. E se você não entra nas categorias de descontos, você pode comprar um cartão de desconto. O de trens baixa em 40% as taxas e você pode comprar com desconto pra você e mais 3 pessoas. E tem cartão de desconto pra viagem internacional de trem também.

Pra mim a maior merda mesmo é não ter bacural. Geralmente, depois de meia-noite, acabou-se ônibus. Se for pra náite, volte cedo ou volte a pé. Se dirigir, não pode ficar bêbado, mesmo. E andar de bicicleta bêbado não é recomendável.

Pois bem, agora que eu descrevi isso, já dá pra entender porque os holandeses reclamam. É bom demais ser mimado, não é mesmo, pessoal?

Ruim é pra quem tem que te agüentar depois do estrago feito...

2 comentários:

Unknown disse...

realmente, ônibus pontual é péssimo! :P
esse povo que não tem do que reclamar, sei não...

Anônimo disse...

bota o site do ônibus pra gente "futucar" ..... e ficar com inveja...