quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

02.12.2010


Toda quinta-feira, quando eu chego do trabalho, eu passo no toko aqui perto de casa.
Um toko é uma loja que vende em geral comida, mas também outros itens de casa, na maioria orientais. Digo oriental no sentido geográfico da palavra, porque aqui perto tem um toko australiano também. Em resumo, vende um bocado de coisas que estão fora dos padrões alimentares holandeses.
É em tokos que eu compro macaxeira, feijão preto, farinha, massa de tapioca, côco ralado e creme de leite, por exemplo.

Mas o que me leva toda quinta-feira ao toko novo mundo é cup noodles.
Vejam, eu só tenho 30min de almoço todos os dias. O costume holandês é de fazer um sanduíche e levar pro trabalho. Eu não tenho muita escapatória disso, já que na área onde trabalho não tem nenhum lugar onde eu possa dar uma escapada alimentar.
Mas nas sextas-feiras, eu trabalhava só pela manhã, então pelo menos nesse dia eu podia ter um almoço quente, pra minha felicidade. Quando meu chefe me pediu pra trabalhar as sextas-feiras inteiras, eu topei, mas fiquei chateada por ter mais um dia de pão na minha semana.
Daí me veio a idéia dos cup noodles. Lá no trabalho só tem uma cafeteira, então eu posso pelo menos usar a água quente pra preparar. Só que cup noodles não vende em super-mercado, e os tokos me salvaram mais uma vez.

No começo, o pessoal achou o lance meio estranho, mas um belo dia eu senti um cheiro de comida artificial no ar, e não era o meu almoço. Lá estava meu chefe, com seu copinho de cup noodles na cafeteira. É que um almocinho quente sempre cai bem.

Nenhum comentário: