domingo, 19 de dezembro de 2010

18.12.2010

Bem, então ontem eu não postei. Nós fomos a Amsterdam fazer compras e eu cheguei em casa exausta e acabei esquecendo.
Ontem não nevou então nós resolvemos ir a A'dam mesmo com o transporte público um pouco comprometido por causa do acúmulo de neve do dia anterior. Na verdade, eu acho meio bizarro, já que fazia horas que não nevava, o que teria dado tempo suficiente pra organizar a situação. Em países como Suécia e Noruega neva bem mais e nem por isso o transporte fica tão comprometido. Tô achando que a Holanda precisa fazer uma consultoria com os vizinhos mais ao norte...
Mas enfim, fomos porque tinha algumas coisas que eu queria comprar fazia tempo e que não dava pra encontrar aqui, apesar de Leiden ter um comércio bem legal pra uma cidade pequena.
Quando chegamos em Amsterdam, a surpresa: do mesmo jeito que em Leiden, em A'dam eles não limpam as vias públicas! Imagina, uma capital de país, no último fim-de-semana antes do natal e cheia de turistas com calçadas assim:




Na calçada em si, a neve ficou tão compactada que virou uma pista de patinação. No canto superior, é a faixa de bicicletas, onde a neve está mais solta e, portanto, onde os pedestres estavam preferindo andar porque era menos escorregadio. E no meio-fio, uma faixa meio limpa, aberta pelos ciclistas que tiveram a brabeza de passar por lá.

Eu fiquei indignada! Vimos um monte de gente caindo e velhinhos andando perigosamente. Não sei como eu consegui escapar incólume, se bem que eu ainda escorreguei feio e me salvei me agarrando a um poste com um aviso: cuidado, piso escorregadio.


Hoje estamos todos doloridos, do esforço de andar deslizando. Mas pelo menos eu fiz boas compras!

Nenhum comentário: