terça-feira, 14 de dezembro de 2010

14.12.2010

Eu não sou muito chegada a inverno. Uma das principais razões é que eu passo a ser muito dependente de transporte público. Eu já disse que o transporte público daqui é uma maravilha, mas depois que comecei a trabalhar, percebi que isso só é verdade quando o tempo tá bom.

Quando o tempo piora o transporte público fica uma droga (guardadas as devidas proporções pra quem era usuária do ceasa/casa amarela e rio doce/cdu). A demanda aumenta porque muita gente deixa a bicicleta em casa e os motoristas dirigem mais cuidadosamente quando neva ou chove (até demais, por sinal. no primeiro dia de neve rolou tanto cuidado que teve um engarrafamento de 880km - quase 4 vezes a largura total do país). Tudo fica mais lento, rolam atrasos e tal.

Além disso, a Holanda não é bem preparada pra tempestades de neve (porque foram décadas sem que nevasse muito rigorosamente). Inverno passado, houve dias em que os ônibus não circularam, e muitos muitos atrasos, que me deixaram esperando na neve diversas vezes.

Vamos dizer assim: eu tenho trauma da relação ônibus/inverno. Pra completar, tem uma obra numa rodovia no meu caminho, criando engarrafamentos e complicando tudo.

Aí eu chego no assunto que quero registrar no meu querido diário. Ontem de manhã chego na parada e descubro que perdi o ônibus que normalmente pego. E o outro, que vem minutos depois, estava atrasado. Mas como os horários estão naturalmente bagunçados, não estranhei.
Hoje, acontece a mesma coisa. Pego outro ônibus e chego no trabalho 45 minutos atrasada, graças a um belo dum engarrafamento, do qual eu conseguiria escapar na minha querida linha 28.
Durante o dia, estranho. Não vi um ônibus 28 passando nenhuma vez no dia. Vou olhar no site da empresa. Digito o número: essa linha não existe.
Descubro nas notícias que a minha linha foi extinta. Eu peguei esse ônibus pela última vez na sexta-feira e não tinha NENHUM aviso de que a linha ia ser extinta. Por acaso eu tenho que olhar o site todo dia pra saber das últimas notícias? Custava uns avisos nos ônibus da linha?
Enfim, ela foi substituída por outras duas, que eu pego de vez em quando, mas essas duas tiveram o horário mudado. Larissa não está feliz.
Aí a lei de murphy faz dar um pau no site e eu não consigo ver o horário que eu devo ir pra parada. Resolvo ir embora, porque, né? Se eu perdesse o ônibus, era pelo menos 30min no frio.
Quando chego na parada, descubro que vou esperar 20min no frio. Nada mau.
Enquanto espero, tiro a foto do dia. A minha nova tabela de horários.


Post reclamão, que eu resolvi dar uma queixadinha porque eu sou uma latina-americana que também sabe se lamentar.

* ah, a cereja do bolo: com os novos horários, eu agora tenho que acordar 30min mais cedo. no inverno.

Nenhum comentário: